Seguro residência cresce 16% no país

               

                 De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro residencial no Brasil, alcançou alta de 16,86% em prêmios, equivalente a mais de R$ 560 milhões. Esse aumento se deve, em boa parte, ao maior interesse por parte das seguradoras neste produto, que têm obtido um resultado muito significativo. Principalmente, com apólices que não têm a cobertura de roubo, como também o fato de este seguro estar atrelado a outros ramos como é o caso do automóvel, ou seja, é uma venda conjunta como benefício. Da mesma forma, os “balcões dos bancos” começam a vender o residencial como foco junto aos seguros de vida, fazendo com que os assegurados tenham maior interesse e conhecimentos do produto.

                Outro fator que impulsiona uma maior adesão é que o seguro de residências, em média, representa 30% do valor pago pelo seguro de automóvel. Além disso, agrega mais benefícios aos usuários, tais como o serviço 24 horas linha branca, para consertos de bens domésticos, elétricos e eletrônicos. São necessidades básicas do lar para as quais as pessoas precisam de uma solução rápida, como queima de chuveiro ou reparo de geladeira, por exemplo. Tudo isso pode ser resolvido via uma assistência técnica que está em prontidão para atender, além da garantia de ser eficiente.    

                Segundo Paulo César Hostyn, assessor comercial de multi-risco da Confiança Seguros, SP/ MG, outro fator que impulsiona uma maior adesão é que o seguro de residências, em média, representa 30% do valor pago pelo o de automóvel. Além disso, agrega mais benefícios aos usuários, tais como o serviço 24 h linha branca, para consertos de bens domésticos, elétricos e eletrônicos. São necessidades básicas do lar que as pessoas precisam uma solução rápida como queima de chuveiro ou reparo de geladeira, por exemplo. Tudo isso pode ser resolvido via uma assistência técnica que está em prontidão para atender, além da garantia de ser eficiente", comentou.

                Atualmente, este produto é desconhecido nos seus fundamentos técnicos de garantias e de preço, sua utilização como seguro coletivo, agrupado a outros produtos, tem aguçado interesse. No entanto, os brasileiros carecem de mais conhecimento dos benefícios, fora o maior oferecimento por parte das seguradoras e das corretoras de seguro. Também é preciso maiores esforços por parte dos órgãos de distribuição e investimento em mídia. Mesmo com toda esta tendência de mercado, falta consciência da importância de proteger um dos mais importantes bens de uma pessoa: a sua residência. Somente desmistificando o custo-benefício deste seguro para que a adesão seja efetiva em nosso País.